Ganhadores de 2021

Categoria de Casos de Segurança do Trabalho

Capturar.PNG
Ubirajara.PNG
Ubirajara 2.PNG
Capturar.PNG

1º Lugar - RÔMULO VASCONCELOS (ELETROCAMP - MG)

DESENVOLVIMENTO BRAÇO SUPORTE TIPO J

A CEMIG não permitia montar o braço suporte tipo J abaixo de nenhuma estrutura para que o instalador ficasse de pé no suporte para melhor se posicionar para montar a estrutura a ser instalada de forma definitiva no poste. Com a ajuda de um motorista, dois ajudantes e um eletricista, foi montado o braço suporte tipo J abaixo de uma estrutura beco, foi feito todo o processo de ancoragem para segurança da atividade, instalado os pinos isoladores e lançados os cabos de forma tranquila, sem esforço físico e respeitando os limites ergonômicos do colaborador.

O estudo foi feito internamente pela Cemig onde a avaliação do braço suporte tipo J foi levada em consideração e o uso do mesmo foi aprovado para utilização como apoio abaixo da estrutura beco conforme sugerido pela equipe. A partir da aprovação da sugestão pelo setor de engenharia da Cemig, foi realizado uma revisão na IT-RD-00025, Instrução de Trabalho em Altura, incluindo o uso do braço suporte tipo J como apoio para o instalador exercer sua atividade abaixo de estruturas beco.

Veja mais detalhes sobre o projeto clicando no arquivo PDF a esquerda.

2º Lugar - UBIRAJARA PEREIRA VASCONCELLOS (EZENTIS - RJ)

MAPAS PERSONALIZADOS

Criação de mapas personalizados e compartilhados diretamente no celular, com o uso do direito de recusa apontando as ruas onde ocorreram ameaças a integridade física e  áreas de riscos.

O intuito dos mapas é alertar as equipes das áreas de riscos e ameaças, através de um mapa online, diminuindo e preservando a integridade dos funcionários.

3º Lugar - EQUIPE CEMIG: JOÃO JOSÉ, RENATA MENDES, CINTIA SOUZA, JOSÉ JUNIOR (CEMIG - MG)

 

CAMPANHA "CEMIG EM MOVIMENTO"

Realização da Campanha "Cemig em Movimento" em parceria com instituições de segurança pública de Minas Gerais e para comandos orientativos de direção para todos os condutores que estiverem em veículos a serviço da Empresa. Concomitantemente a estas iniciativas, se valendo da parceria com o Consórcio Napo que é atualmente composto por oito membros - AUVA (Áustria); CIOP (Polónia); DGUV (Alemanha); EU-OSHA (Bilbau, Espanha); INAIL (Itália); INRS (França); SUVA (Suíça); e TNO (Países Baixos), foram reforçados temas relevantes através de uma série de vídeos da personagem Napo no trânsito.

Estatisticamente os números de eventos monitorados por sistemas corporativos e que poderiam colocar os condutores e pedestres em riscos, comparativamente ao mesmo período do ano anterior indicavam que a base da pirâmide de Bird apontava para o topo da mesma (risco de acidente fatal).

A Cemig instituiu como primeiro valor, constante na Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional, o: “Respeito à vida: agir com prudência e prevenindo acidentes em qualquer situação.” Desta premissa, conclui-se que:

"Nenhum trabalho pode ser feito sem segurança. “Nem urgência, nem importância, nem qualquer outra razão poderá ser invocada para justificar a falta de segurança no trabalho.”

Portanto, na Cemig, conduzir veículos em segurança é sobretudo um ato de ofício e um dever enquanto cidadão.

Desta forma, ao implementar esta iniciativa observou-se uma redução média da ordem de 30% no número de eventos comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

​​

Veja mais detalhes sobre o projeto clicando no arquivo PDF a esquerda.

Ganhadores de 2021

Conheça os ganhadores da categoria de Ações de Prevenção e Proteção da População

CEMIG_EAD de seguranca_TT espaco logo.jpg
Cuidado com o choque.PNG

1º Lugar - JOSÉ FIRMO DO CARMO (CEMIG - MG)

TREINAMENTO SOBRE USO SEGURO DA ENERGIA PARA PESSOAS A PARTIR DE 10 ANOS

Implementação de treinamento gratuito e à distância sobre Uso Seguro da Energia para todo a população a partir dos 10 anos de idade, composto de 5 módulos. Treinamento disponível na Universidade Corporativa da Cemig - UNIVERCEMIG, www.univercemig.cemig.com.br/ead. Trata-se de uma ação pioneira no setor elétrico brasileiro que tem demonstrado a assertividade da Cemig, visto que o número de acidentes em 2020 reduziu em 13% no geral.


O treinamento é divulgado e impulsionado por diversos parceiros estratégicos da Companhia que assinaram acordo de cooperação técnica para segurança da população ao longo de todo o ano. Para impulsionar o treinamento foram produzidas peças de comunicação para redes sociais, sites e intranet, onde, estes parceiros podem inserir suas logomarcas.

O treinamento teve ampla divulgação na mídia.

2º Lugar - RENATA MENDES SALGADO E EQUIPE (CEMIG - MG)

CAMPANHA "CUIDADO COM O CHOQUE. TENHA RESPEITO À VIDA"

Elaboração e implementação de uma campanha de comunicação para segurança da população, valendo-se de campanhas em digital, compartilhadas por meio das redes sociais da Cemig, criação de área específica no site (www.cemig.com.br/seguranca) para disponibilização de todos os conteúdos temáticos da campanha.


A eficácia da campanha que tem o selo "Cuidado com o choque. Tenha respeito à vida" está contribuindo para redução de acidentes da população, visto que as ações estão acontecendo de maneira intensa por meio de diversos meios de comunicação (redes sociais da Cemig e de parceiros, palestras on line para escolas, mídia espontânea em rádio e TV, matérias publicadas através de releases encaminhados a imprensa, dentre outros).

A Cemig foi convidada a representar as Distribuidoras Brasileiras em evento realizado pela CIER - Comissão de Integração Regional de Energia, com sede no Uruguai, apresentando os resultados da campanha de segurança da população.

Também, foram produzidos diversos vídeos com a personagem "Sô Doca" que estão disponíveis nas redes sociais da Cemig, inclusive no canal do Youtube Cemig Energia, além de vídeos gravados por colaboradores que compõem a Força de Trabalho da Cemig, abordando diversos temas.

Construção Civil - https://youtu.be/i6qUhV7Odig
Construção Civil - https://youtu.be/VHqr65WgNEo (Sô Doca)

Pipas - https://youtu.be/jlW0-fmlLxI

Propriedades rurais - https://youtu.be/J-X5MV9SCQo

Poda de árvores - https://youtu.be/SwgP5HqVtSA

Veja mais detalhes sobre o projeto clicando no arquivo PDF a esquerda.

Leticia.PNG

​3º Lugar - LETÍCIA CARDOSO DE SOUZA MORAES (TELEMONT - MG)

CAMPANHA "SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO"

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Em 2021 a Telemont comemorou a data através da divulgação da Campanha “Semana Nacional de Trânsito” que ocorreu entre os dias 20 e 24 de setembro e contou com a divulgação de materiais, vídeo e questionários para todos os colaboradores, a fim de levar informações e conscientização de uma maneira mais leve e dinâmica.

Veja mais detalhes sobre o projeto clicando no arquivo PDF a esquerda.

 

Ganhador de 2021

Empresa mais engajada destaque

Ganhador de 2021

Empresa mais engajada nacional

1º Lugar

C+¦pia_de_Logo_Eletrocamp1.jpg

2º Lugar

LOGO TELEMONT.jpg

3º Lugar

LOGO CONSTRUREDES.png